top of page
  • Foto do escritorAna Clara Moroishi

Você sabe qual é a importância do Feedback?


Novas tecnologias surgindo a cada dia, novas maneiras de trabalhar, novos filmes, novas sugestões de livros, novos recursos para desempenhar suas funções, novas tarefas.


Vivemos um momento de exuberância e acabamos deixando de prestar atenção em nossas tarefas básicas do dia a dia, nas pessoas que estão ao nosso lado e também em nós mesmos!




Lidamos com nossas tarefas no modo automático e não percebemos pequenos detalhes que são observados por outras pessoas e podem fazer uma grande diferença em nossos produtos, serviços e em nossas vidas. É importante saber lidar com posicionamentos e opiniões diversas no ambiente de trabalho.



Definição de Feedback


De acordo com o dicionário Michaelis, “Feedback” é o retorno da informação ou do processo; obtenção de uma resposta. Ou seja, é uma avaliação de um produto, serviço, pessoa… Ao decorrer do artigo tudo ficará mais claro!

Existem dois tipos de feedback: o externo e o interno.

O feedback externo é aquele que seu cliente dá a sua empresa. Uma avaliação do atendimento, do produto, do serviço, do ponto de venda. É a visão do seu cliente em relação às entregas da sua empresa. Já o feedback interno é um retorno que os funcionários de uma empresa dão ou recebem em relação às suas entregas, comportamento, compromisso, horário, etc.


É comum que as pessoas tenham um certo receio de dar ou receber um feedback, mas é importante entender que, seja ele positivo ou negativo, você ou sua empresa estarão recebendo uma opinião externa, o que acaba sendo uma oportunidade de enxergar pontos que você sozinho não iria perceber e também ver que as pessoas estão prestando atenção em seu trabalho.


A seguir explicaremos melhor cada tipo de feedback e você poderá ver como eles são importantes e avaliar como sua empresa vem lidando com seus clientes e funcionários.




O Feedback externo


Como dissemos anteriormente, o feedback externo é aquele que em que seu cliente avalia o produto e/ou serviço prestado. Ele é muito comum em franquias de restaurantes, por exemplo, onde você recebe uma “recompensa” por contar a empresa como foi sua experiência no local, incluindo pontos como qualidade da comida, cordialidade do atendente, tempo de espera, limpeza do ambiente etc.


É dessa forma que grandes empresas conseguem avaliar suas filiais, por exemplo, perante a visão do cliente e checar se estão sendo geridas de forma correta e mantendo o padrão determinado.


Outro exemplo bem conhecido no mundo do empreendedorismo é o feedback construir - medir - aprender, apresentado de forma bem detalhada no livro de Eric Ries, A Startup Enxuta.


No universo de incerteza das startups, todos os pontos precisam ser validados, portanto os feedbacks dos clientes são essenciais para os próximos passos, já que fornecem informações valiosas para que as startups consigam, a cada vez, entregar um melhor produto para o consumidor.


Sendo assim, os feedbacks construir - medir - aprender são ciclos em que a startup constrói um produto e o lança no mercado, colhe informações de seus clientes em relação ao mesmo, mede os resultados obtidos, a aprende com esses dados o que foi bom ou ruim no projeto desenvolvido, voltando assim para uma reconstrução do produto, novo lançamento, nova coleta de dados, novos aprendizados e por aí vai, mantendo sempre esse ciclo.


No fim das contas, o feedback externo é importante para que você e sua empresa consigam identificar seus pontos fortes e fracos e, com isso, melhorar a experiência do seu cliente em todos os pontos de contato com sua empresa!




O Feedback interno


A comunicação entre os membros de uma empresa é sempre muito importante, mas nem todos se sentem totalmente confortáveis em falar espontaneamente para um colega de trabalho o que acha positivo e o que pode melhorar em seu desempenho.


Sendo assim, utilizar o feedback interno em sua empresa pode trazer vários benefícios, entre eles o reconhecimento dos membros, a compreensão dos papéis de cada um na organização, uma maneira de identificar problemas que estão acontecendo e a oportunidade de resolvê-los, melhoras na produtividade do time, na qualidade das entregas e nos resultados gerais da empresa.




Como nós fazemos


A Projetos Consultoria Integrada é uma das Empresas Juniores que têm seu processo seletivo como referência no Movimento Empresa Júnior. O PS é realizado pela área de Gestão de Pessoas, que cuida do bem estar das pessoas no dia a dia na empresa e é composta por estudantes de Administração e Psicologia, que estudam em seus cursos como realizar melhor os feedbacks. Ao conversar com a equipe de GP da Projetos, levantamos alguns pontos importantes na hora de falar sua avaliação para uma pessoa e você pode conferir a seguir:


  • É importante que o que for falado para quem receberá o feedback seja direto e sem delongas. Ir direto ao ponto e utilizar uma comunicação assertiva é o ideal para que não haja dúvidas e interpretações erradas;

  • O conforto que a pessoa sente ao dar ou receber feedback é importante. Deve haver um ambiente sem julgamentos e que transmita confiança;

  • Um feedback construtivo é diferente de uma crítica, pois com o feed construtivo são construídos planos de ações para que os comportamentos a serem melhorados sejam enfim realmente feitos;

  • A maneira com que o feedback é dado influencia muito na receptividade da pessoa. Falar com confiança e empatia é a melhor solução;

  • Feedbacks positivos valorizam os membros da empresa e geram reconhecimento;

E, por último, a dica mais importante do assunto:

  • Ao apontar um erro, o ideal é que você aponte também uma maneira de resolvê-lo. Por exemplo: Seu projeto foi realizado de maneira excelente, mas percebemos alguns erros de ortografia… Que tal da próxima vez você dar uma revisada antes de entregá-lo?



Por fim...


Vimos que o feedback é muito importante em uma organização para que ela possa se desenvolver cada vez mais aprendendo com os erros e destacando os pontos fortes da empresa!


 

Você chega em casa depois de um dia intenso de trabalho e se sente esgotado. Mesmo gostando do que faz e se dedicando para isso, sua energia ainda é sugada e você não consegue descansar sem tirar o trabalho de sua mente.

Com certeza, em algum momento de sua vida, você já passou por essa situação…

É comum que muitas pessoas se sintam assim, mas o que todos devem saber é que não é normal! Há algo de errado com seu método de trabalho e esse e-book irá te auxiliar a resolver esse problema com 5 estratégias baseadas no livro “O vendedor inteligente”, do Ricardo Lemos.




30 visualizações0 comentário
bottom of page