• Arthur Rabelo

Práticas saudáveis para tornar a sua jornada de trabalho mais efetiva

Atualizado: 17 de Jun de 2019


A cada ano que passa, notamos o aumento significativo do surgimento dos workaholics (ou pessoas viciadas em trabalho). Essa condição se mostra como um grande problema para os trabalhadores contemporâneos, gerando diversos efeitos negativos na saúde destes profissionais como: alto nível de estresse e o ​burnout "(...) um estado de esgotamento físico e mental cuja causa está intimamente ligada à vida profissional".




1. Maximize sua manhã


E se eu te dissesse que você pode estar duas horas à frente do seu concorrente todos os dias e ainda reduzir e otimizar a sua carga de trabalho diária?


Pois bem, basta acordar duas horas mais cedo! Mas aí não adianta né? Eu vou perder minhas horas de descanso trabalhando.


Na verdade, não! A sugestão é que você aproveite essas horas que você terá a mais no seu dia para cuidar de si. Logo cedo, após fazer uma alimentação leve, vá praticar o esporte que você mais se identifica, de preferência ao ar livre. Levar seu corpo para se exercitar um pouco, mesmo que seja por 10 minutos, libera um neurotransmissor que faz com que seu cérebro sinta mais calmo. Isso mantém você no controle de tomar decisões impulsivas. Se exercitar logo que acorda garante que você vai ter tempo melhorando o seu autocontrole e energia pelo resto do dia.



2. Listas sempre funcionam


Quem nunca deixou de concluir uma tarefa de extrema importância para o dia simplesmente porque tinha várias outras coisas a serem feitas?


Quando isso se torna um hábito, a tendência é que os seus resultado caiam junto com a sua produtividade. É muito importante que você otimize o seu tempo de trabalho.


Pouco antes de dormir, escreva em uma folha ou caderno todas as tarefas que você está incumbido de executar e marque com asteriscos de acordo com o nível de importância. Selecione as 3 com mais asteriscos e coloque como metas principais para o dia seguinte.

É importante que você busque executar ou adiantar ao máximo esses três micro objetivos dentro do seu horário de trabalho.


Busque nunca prolongar a sua jornada, afinal o seu bem estar é muito importante para alcançar o sucesso!


3. Faça uma coisa de cada vez, não várias ao mesmo tempo


É muito tentadora a vontade de fazer várias coisas ao mesmo tempo para conseguir cumprir com os prazos, não é mesmo?


Acredite, isso é um erro! Nosso cérebro só consegue focar em um pensamento complexo por vez. Caso você continue tentando fazer duas ou mais coisas importantes simultaneamente, a produtividade e a qualidade do seu trabalho poderão cair drasticamente.


Uma boa forma de conseguir fazer mais coisas durante o seu dia de trabalho é subdividindo o seu tempo de 30 em 30 minutos com intervalos de 5 minutos (Método Pomodoro). Foque o máximo possível nessa atividade e busque o estado de ​flow (termo utilizado no livro ​"Thinking fast and slow" ​para nomear o estado de de operação de mente mais eficiente), depois nos 5 minutos tente fazer algo para poder aliviar o seu cérebro que, provavelmente, já estará bem cansado. Ao voltar, sua mente já estará preparada pra mais um bom esforço.


Você vai se surpreender com o tempo e energia que irá economizar!



4. Tenha metas claras

Se você tem um objetivo, você precisa de metas! Elas são, basicamente, as trilhas que irão te levar para o tão sonhado sucesso profissional.


As metas, além de serem um norte para o seu objetivo, podem servir para te preparar e motivar para o próximo passo. Pense como você gostaria de estar daqui 5 anos: parece bem distante não é mesmo? Agora pense em coisas que você ou sua empresa conseguem fazer para daqui 6 meses. Essas coisas te levarão para o objetivo de 5 anos? Ótimo, agora você tem um semestre para fazer ao menos uma delas!

Uma ferramenta muito utilizada para estruturar metas é a S.M.A.R.T., metodologia que consiste em pensar metas a curto e médio prazo, além de todo o caminho para alcançá-las.


S (Specific): A meta precisa ser bem específica e realista. Quantos por cento você vai fazer o seu negócio crescer em 6 meses? Pense no ponto final que você quer alcançar nesse tempo.


M (Measurable): É muito importante que você consiga ter indicadores para saber se seus esforços estão tendo resultado. Preciso ligar para mais 5 cliente todos os dias nos próximos 2 meses. Quais são os ​Checkpoints d​ a sua meta? As metas precisam ser mensuráveis!


A (Attainable): Lembre-se: a meta precisa ser bem realista! Pense que você não pode trocar o seu bem estar por trabalho em excesso, então defina sempre metas alcançáveis. Comemore cada meta alcançada.


R: (Relevant): Pense nos impactos positivos que o seu esforço para alcançar essa meta pode gerar para o seu negócio. É realmente algo de relevância para o seu propósito ou o da empresa?


T: (Time Bound): As metas precisam ter datas e prazos para serem alcançadas. Lembre-se de priorizar as metas que tem maior importância para acrescentar na caminhada até seus objetivos!


Com essas dicas, acreditamos que sua produtividade e o seus resultados podem ser incrementados. Continue em busca do seu sonho e principalmente com o hábito de buscar informação.




Pensando nisso, desenvolvemos um E-book com mais 5 dicas de como você pode melhorar os resultados do seu trabalho. Basta clicar no link abaixo, preencher o formulário e fazer o download!

https://pt.surveymonkey.com/r/PMJW6PH






0 visualização

(61) 3966-1661

Setor Comercial Sul Q. 1 BL 1 BL A Union Building SL 901 - Brasília, DF, 70300-901

©2019 by Projetos Consultoria Integrada

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now